HomeServiços

Análises Bacteriológicas

ana bac O objetivo do exame bacteriológico da água é fornecer informe a respeito da sua potabilidade, isto é, ausência de risco de ingestão de microorganismos causadores de doenças, geralmente provenientes da contaminação pelas fezes humanas e de outros animais de sangue quente. As bactérias do grupo coliforme constituem o principal indicador de contaminação microbiológica da água. Uma água, para ser potável, não pode conter bactérias do grupo coliforme e, principalmente, coliformes termotolerantes, pois a presença destes indica o risco potencial da ocorrência de bactérias patogênicas.

São realizados aproximadamente 300 exames bacteriológicos, físico químico, pesquisa de defensivos agrícolas, entre outros, para o controle de qualidade da água tratada e distribuída a população.

ana bac2

 

São realizados também semestralmente as análises em amostras de água tratada, conforme determina a Portaria nº 518/04 do Ministério da Saúde, em laboratórios credenciados pelo SAAE.

01Captação de Água

p1 
Tudo começa com a captação, que é a coleta da água no manancial que abastece a cidade, o Ribeirão Araras. Detalhe na foto da barragem de captação de água no Ribeirão Araras.

02Adução de Água

Uma vez captada na fonte, a água é transportada por bombeamento até a ETA - Estação de Tratamento de Água, localizada no bairro Nova Piumhi
Leia mais...
logo-bt