HomeServiçosTratamento de Água

Tratamento de Água

01Captação de Água

p1 
Tudo começa com a captação, que é a coleta da água no manancial que abastece a cidade, o Ribeirão Araras. Detalhe na foto da barragem de captação de água no Ribeirão Araras.

02Adução de Água

Uma vez captada na fonte, a água é transportada por bombeamento até a ETA - Estação de Tratamento de Água, localizada no bairro Nova Piumhi

03Tratamento Químico

Na ETA são realizados os processos de purificação da água. Primeiro na chamada Calha Parshal, são adicionados os agentes químicos que irão produzir a coagulação das impurezas.

04Floculação

p4
Com a adição desses agentes químicos, nos tanques floculadores, formam-se então aglomerados (espécie de flocos) de impurezas mais pesadas que posteriormente irão para os decantadores.

05Decantação

Dos tanques floculadores, a água em tratamento passa aos tanques de decantação, onde aqueles flocos de impurezas mais pesados que a água, separam-se dela pelo processo de sedimentação.

06Filtragem

Depois de decantada, a água já parcialmente limpa, é remetida aos filtros, onde passa pelo processo de filtragem que retêm as últimas impurezas restantes.

07Desinfecção

Dos filtros, a água segue ainda para o tanque de contato, onde é feita a adição do cloro, elemento que garante a eliminação total de todos os microorganismos. 

08Controle

Nesta etapa do processo o Laboratório da ETA submete então a água a uma bateria de análises físico-química e microbiológica, avaliando a sua qualidade final para o consumo.

09Reservatorios

p9
Após o controle de qualidade, a água é enviada para armazenamento nos reservatórios do SAAE situados em pontos estratégicos e com capacidade de armazenar até 5.600 milhões de litros no total.

10Distribuiçãop10

Agora sim, depois de ter passado por todos estes processos, a água é distribuída para o abastecimento da população. Detalhe na foto como comparação da água antes e depois de todo o tratamento.
logo-bt